Na manhã desta quinta-feira dia 9 de abril o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano, o Sínodo Patriarcal da Igreja Arménio-Católica. Dirigiu aos participantes uma forte saudação recordando estarmos nas vésperas do Domingo da Divina Misericórdia no qual será celebrada uma Eucaristia segundo o rito arménio na Basílica Vaticana por ocasião do centenário do genocídio arménio. Nessa celebração de domingo dia 12 de abril o Santo Padre proclamará S. Gregório de Narek como doutor da Igreja Universal.
Recordemos que S. Gregório de Narek nasceu pelo ano 950 no meio de uma família de escritores, foi um insigne teólogo e um dos mais importantes poetas da literatura arménia com destaque para o “Livro das Lamentações”. Fiel à tradição da Igreja, foi um grande devoto da Virgem Maria. Para S. Gregório de Narek, o principal objetivo da vida era a proximidade com Deus e essa aproximação era possível não pelo conhecimento mas sim através das emoções, como defendia este místico.
No final do seu discurso ao Sínodo Patriarcal da Igreja Arménio-Católica, o Papa Francisco encorajou-os a continuarem no caminho da formação permanente dos sacerdotes e das pessoas consagradas. “Esses são os vossos primeiros colaboradores” – afirmou o Papa – “ a comunhão entre eles e vós será reforçada da exemplar fraternidade desenvolvida no Sínodo”. O Santo Padre referiu ainda a importância do diálogo entre a Igreja Arménio-Católica e a Igreja Arménio-Apostólica que há cem anos atrás, devido às perseguições, já fizeram o “ecumenismo do sangue”.