O Papa Francisco recebeu hoje 200 crianças, filhos de reclusas das prisões italianas de Bari e Trani, e pediu-lhes que “não deixem nunca de sonhar” e “escutar a Palavra de Jesus”, na terceira edição do ‘Comboio das Crianças’.
“Quando é que um coração é de gelo ou de pedra?”, perguntou o Papa às crianças na Sala Nervi.
“Quando se fica desiludido”; “quando não sonhamos ou não rezamos” e “quando não escutamos a Palavra de Deus e de Jesus”, foram algumas das resposta das crianças, tendo esta última sido repetida por Francisco.
“Tu disseste uma coisa bonita, repitamos juntos: não deixem nunca de sonhar e de escutar a Palavra de Jesus, porque Ele alarga o coração e ama a todos”, explicou o Papa.
O tema da terceira edição do ‘Comboio das Crianças’ foi o ‘Voo’ e para além de oferecer um dia diferente aos filhos das reclusas, foi o símbolo das “possíveis passagens entre o interior da prisão, onde vivem as mães, e o exterior, onde estão os filhos”, revelou o presidente do Conselho Pontifício da Cultura que promove esta iniciativa.
O objetivo foi proporcionar um dia diferente onde puderam voar e soltar a fantasia, sair da realidade a que são obrigados a viver.
O comboio que transportou as 200 crianças foi recebido pelo Papa na Estação ferroviária da Cidade do Vaticano, e contou com o apoio dos Caminhos de Ferro da Itália
A Rádio Vaticano revela que Francisco quis saudar as crianças “uma a uma”, de quem “recebeu muitos abraços” bem como pedidos para tirar fotografias, “selfies”.
As crianças deram ao Papa desenhos, “pequenas águias” que simbolizaram o tema desta visita e artigos feitos pelas mães na prisão.
Nas edições anteriores, Francisco recebeu 500 crianças, de 9 e 10 anos, das escolas das periferias de Roma e Nápoles e jovens de Milão que vivem em casas de família de acolhimento.