Francisco visitou esta terça-feira Bento XVI na residência do Papa emérito, no Vaticano, num encontro que demorou cerca de meia hora, anunciou o director da sala de imprensa da Santa Sé.
A visita aconteceu antes da partida do Papa emérito para a residência pontifícia de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, onde vai permanecer até 14 de Julho, adiantou o padre Federico Lombardi.
Este local acolheu Bento XVI em várias ocasiões, durante os oito anos de pontificado e nos dois primeiros meses após a renúncia ao ministério petrino, em Fevereiro de 2013.
O Papa emérito completou 88 anos de idade no dia 16 de Abril, residindo no antigo mosteiro “Mater Ecclesiae”, dentro do Vaticano.
O secretário particular de Bento XVI, D. Georg Gaenswein, afirmou que este “está bem, para a sua idade” e caminha todos os dias cerca de meia hora, nos Jardins do Vaticano.
“Em geral vou com ele, rezamos juntos o terço. Ele, que sempre teve passo rápido, agora, seguindo conselho médico, usa um andarilho nos seus passeios, e em casa, uma bengala”, comentou o arcebispo alemão, em entrevista citada pela Rádio Vaticano.
O padre Federico Lombardi adiantou por outro lado que, após a viagem do Papa Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai, o calendário pontifício vai seguir a tradição, sem audiências privadas ou especiais entre o início de Julho e finais de Agosto.
As audiências gerais que todas as semanas juntam milhares de pessoas na Praça de São Pedro, à quarta-feira, vão estar suspensas em Julho e serão retomadas a 5 de Agosto, na sala Paulo VI.
As alterações estendem-se à Missa que o Papa celebra de manhã, na capela da Casa de Santa Marta, com funcionários do Vaticano e da Santa Sé, que se vai reiniciar no começo de Setembro.