O porta-voz do Vaticano fez um balanço da visita do Papa à América Latina. O padre Federico Lombardi diz que “foi [deixada] uma mensagem intencionalmente muito construtiva”, mas que lembrou “que há muitos problemas para resolver”.
“A atitude do Papa foi muito positiva para o futuro destes povos. Foi uma perspectiva que não nega e até afirma que há muitos problemas para resolver, em particular, todos os aspectos da pobreza”, disse o padre Federico Lombardi.
O porta-voz da Santa Sé acrescenta que “não houve um confronto crítico, duro, com as autoridades, mas foi incentivar mudanças com decisão e recusar a corrupção, sempre com a ideia de que se pode avançar na construção da democracia participativa e na participação solidária de todos na construção da sociedade”.
“Foi uma mensagem intencionalmente muito construtiva”, refere.
Lombardi reafirma que “o povo sabe que o Papa não vai ter as soluções para todos os problemas, mas dá uma orientação, uma inspiração e uma solidariedade que é muito importante e que pode ajudar a pôr em marcha iniciativas para uma melhor justiça nos diferentes países”.
O Papa termina este domingo no Paraguai uma visita de nove dias a três países da América Latina.