O domingo, 10 de Janeiro do novo ano de 2016, começou no Vaticano com a celebração eucarística presidida pelo Papa Francisco, no dia em que se celebrou a Festa do Baptismo do Senhor.
Na Capela Sistina, 26 crianças com os seus pais e padrinhos apresentam-se para receber o baptismo. Celebrar a fé que passa de geração em geração – disse o Santo Padre na sua homilia.
“Quarenta dias depois do nascimento, Jesus foi levado ao templo. Maria e José levaram-no para o apresentar a Deus" – afirmou o Papa que recordou aos pais o essencial do sacramento do Baptismo:
“Hoje na Festa do Baptismo do Senhor, vós pais trazeis os vossos filhos para receber o Baptismo, para receber aquilo que pediram no início, quando eu vos fiz a primeira pergunta: a fé. ‘Eu quero para o meu filho a fé.’ E, assim, a fé é transmitida de uma geração à outra como uma cadeia ao longo dos tempos.”
“Estes meninos e estas meninas, passados os anos, ocuparão o vosso lugar com um outro filho – os vosso netos – e pedirão o mesmo: a fé; a fé que nos dá o Baptismo; a fé que traz o Espírito Santo hoje no coração, na alma, na vida destes vossos filhos. Vocês pediram a fé. A Igreja quando vos entregar a vela acesa, dirá para guardardes a fé nestas crianças. E no final não vos esqueçais que a maior herança que podeis dar às vossas crianças é a fé; procurar que não se perca, fazê-la crescer e deixá-la como herança.”
O Santo Padre desejou a todos um dia alegre e pediu aos pais e padrinhos para fazerem crescer na fé aquelas crianças dizendo-lhes que a fé é a maior herança que elas podem receber.
No final da homilia, um aviso importante do Papa Francisco a todas as mães presentes: “Se o teu filho tem fome, dá-lhe de comer aqui com toda a liberdade.”