A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi o tema da Audiência Geral desta quarta-feira.
Os países do Hemisfério Norte começam a celebrar a Semana nesta segunda-feira 18, com a conclusão marcada para o dia 25, festa da conversão de São Paulo. Na ocasião, o Papa Francisco preside à celebração ecuménica na Basílica de S. Paulo Fora dos Muros, a partir das 17h30 locais. No Hemisfério Sul, os cristãos celebram esta iniciativa entre Ascensão e Pentecostes.
Devido ao frio de 2 graus, o Papa recebeu os fiéis na Sala Paulo VI, cumprimentando-os no início do encontro semanal. Ao tomar a palavra, Francisco comentou o trecho da Primeira Carta de S. Pedro escolhido para esta semana ecuménica: “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor”. Este ano, a elaboração dos subsídios ficou a cargo de um grupo da Letônia.
A primeira Carta de Pedro é dirigida à primeira geração de cristãos, explicou o Papa, para torná-los conscientes do dom recebido com o Baptismo e das exigências que comporta. “Também nós, nesta Semana de Oração, somos convidados a redescobrir tudo isso, e a fazê-lo juntos, indo além de nossas divisões.”