Desenvolvimento integral da pessoa, preservação do ambiente, combate à injustiça social e à pobreza, bem como o desenvolvimento de políticas adequadas para enfrentar o problema migratório: essas foram algumas questões de interesse comum no centro dos colóquios esta segunda-feira (16/01), no Vaticano, entre o Papa Francisco e o presidente da República da Guiné, Alpha Condé.
Sucessivamente, o líder guineano encontrou-se com o secretário de Estado vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário das Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.
Segundo comunicado da Sala de Imprensa vaticana, durante as conversações foram também evidenciadas as boas relações existentes entre a Santa Sé e a Guiné. Nesse contexto, foram valorizados o papel e a importante contribuição que as instituições católicas dão ao país da Costa ocidental da África, particularmente no campo educacional e da saúde, bem como na promoção do diálogo inter-religioso com a comunidade muçulmana.
Detiveram-se ainda sobre a situação política e social da Região, com referência especial ao compromisso concreto da República da Guiné a contribuir para a pacificação da mesma.