Francisco recebeu o presidente russo Vladimir Putin no Vaticano. Após a acolhida, a conversa privada, depois a saudação à delegação russa e a troca de presentes. No final, os encontros com o Cardeal Parolin e o Arcebispo Gallagher.
O encontro durou cerca de uma hora a audiência do Papa Francisco ao presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, recebido esta Quinta-feira no Vaticano.
Em um comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé informa que durante as cordiais conversações, ambas as partes expressaram a sua satisfação pelo desenvolvimento das relações bilaterais, que foram ainda mais reforçadas com a assinatura hoje de um protocolo de entendimento relativo à colaboração entre o Hospital "Bambino Gesù" e os Hospitais Infantis da Federação Russa. Foram também abordadas algumas questões importantes para a vida da Igreja Católica na Rússia.
Durante o colóquio foi discutida a questão ecológica, como também algumas questões internacionais, com particular referência à Síria, Ucrânia e Venezuela.
A troca de presentes
Na conclusão do encontro a saudação à delegação russa e a troca de presentes. O Pontífice ilustrou ao Chefe de Estado uma medalha do fim da Primeira Guerra Mundial. Depois entregou uma cópia da Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1º de Janeiro passado, assinada hoje para Putin, depois as exortações apostólicas Gaudete et Exultate sobre o chamado à santidade no mundo contemporâneo e Christus Vivit aos jovens e a todo o Povo de Deus, enfim, um exemplar do Documento de Abu Dhabi sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum. O Presidente Putin doou ao Papa um ícone, um livro e a cópia de um filme.
Terceira audiência do Papa a Putin
Em seguida, o encontro com o cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin e o arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados. A audiência de hoje foi a terceira do Papa Francisco ao Presidente da Federação Russa, depois dos encontros de 2013 e 2015.